MARCEL BARTHOLO

NMARCEL BARTHOLO

Nasceu em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. É ilustrador, quadrinista e artista plástico, pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, é professor em Sorocaba (SP), onde ministra oficinas de desenho e criatividade. Organiza Encontro Ilustra, evento e canal no youtube voltado para os admiradores e profissionais do desenho. Publica constantemente quadrinhos desde 2016, podemos destacar sua trilogia de terror com Rodrigo Ramos nas Hqs, “Carniça”, “Lama” e “Canil” publicadas de forma independente, a premiada “O Santo Sangue”, com roteiro de Laudo Ferreira (HQ Mix2019) e “A Necromante” em parceria com Douglas Freitas, que rendeu indicações como melhor desenhista e colorista (Hq Mix e Ângelo Agostini). Participa sempre que possível de publicações coletivas, com destaque para a antologia de quadrinhos de Terror “VHS”(HQ Mix2020) e “Orixás-IKU” de Alex Mir.

Em 2021 se dedicou às adaptações literárias para Quadrinhos, “A Vida Eterna” de Machado de Assis pela UB Editora e “Noite na Taverna” de Álvares de Azevedo pela editora Ateliê, em ambas cuidando tanto do roteiro quanto da arte.

Em 2022 está publicando “João Verdura e o Diabo”, obra contemplada com o PROAC, roteiro de Lillo Parra pela Balão Editorial.

 Como ilustrador, trabalha com capas de livros de diferentes editoras, com destaque para as coleções “Narrativas do Medo” e “Pesadelo” da Editora AVEC e “O melhor do terror” da editora Skript. Além de atuar também em livros infantis, como “Clotilde” e “Honório” da editora Aletria, atua na publicidade com conceitos de personagens e “storyboards”.

Marcel vive atualmente em Sorocaba, SP.